domingo, 17 de junho de 2007

Erros de Gerência


Não são só os deputados e senadores daqui que aprontam. Steve Pratt, membro do parlamento australiano, é conhecido por sua cruzada pela ordem, moral e bons costumes.

Para conseguir mais apoio da mídia e da população para as suas propostas, Pratt decidiu arregaçar as mangas e mostrar o que pensava sobre um dos grandes problemas das cidades: grafites e pichações.
Para o parlamentar, eles são a maior prova de vandalismo, da moral decadente da nova geração e da falta de respeito às autoridades. Por isso, convidou vários repórteres para ouvir um discurso nesses termos enquanto ele, armado de balde, água, esponja, espátula e removedor de tinta, apagava “um horrível exemplo de vandalismo” do pilar de concreto de uma ponte da capital, Canberra.
Depois de horas de trabalho duro, o grafite já estava reduzido a poucos borrões esmaecidos de tinta quando chegou a notícia de que aquele era um trabalho autorizado de um famoso artista local, que fora pago – e bem pago – por um clube esportivo da vizinhança para alegrar a paisagem.
O secretário de esportes da capital, que faz oposição a Pratt, não perdoou e quer que o clube processe o parlamentar moralista por, ironicamente, vandalismo.
Dois erros cometidos por Pratt que não devem ser repetidos pelos gerentes e líderes de vendas:
· Agir antes de pensar – Algumas vezes, um problema aparece e você toma uma decisão rapidamente. Decisão que pode afetar outros setores e pessoas de uma maneira não muito boa, por isso começa o efeito cascata. Então, pense um pouco antes de agir. Há um problema? Quais atitudes devem ser tomadas? Você tem os fatos de que precisa? Não todos os fatos, pois todas as informações você nunca terá. Mas pelo menos tem uma base de duas ou três informações confiáveis? Qual é a mais adequada? Perder alguns minutos planejando pode salvar o lucro do mês. Informe-se e planeje-se. Então, aja com segurança.
· Não ser consistente – Suas palavras e ações devem refletir a mesma mensagem. Do contrário, você pode perder o controle da equipe.
Brasílio Andrade NetoEditor brasilio@editoraquantum.com.br

Nenhum comentário: