segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A arte da persuasão ( parte 1 )



"É preciso beijar muitos sapos para encontrar um príncipe."

Slogan da 3M





Você consegue influenciar indecisos, capturar a atenção dos participantes de uma reunião, reverter inimizades?

Líderes, administradores, vendedores, enfim todas as pessoas envolvidas em negociação, em defender idéias e ideais precisam conhecer e serem capazes de utilizar os princípios da persuasão.

Você conhece e aplica os princípios da persuasão, pessoal e profissionalmente, para facilitar a sua vida?

E o pessoal da sua empresa aplica?
Isto pode ser um diferencial...



O objetivo das pessoas que trabalham com marketing é capturar a atenção do cliente potencial para poder mostrar os benefícios que ele - o cliente - pode usufruir com o produto ou serviço que está sendo trabalhado.

O marketing trabalha também, na sua essência, com persuasão.

Mas não somente o marketing trabalha com persuasão, os líderes, os vendedores, entre outros, também.

Mas o que é persuasão?
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, persuasão é a o ato ou efeito de persuadir. Ficamos na mesma!
E o que é persuadir?
Pelo mesmo dicionário é "levar ou convencer (alguém ou a si mesmo) a acreditar ou aceitar; convencer (-se)".
O conhecimento de como a persuasão ocorre pode levar a ações que facilitam a vida de vários profissionais, e a nossa própria vida particular. Como todo conhecimento pode ser utilizado para o bem ou não, utilizaremos aqui somente a aplicação ética das técnicas oriundas do que se conhece sobre a persuasão.Um dos mais destacados estudiosos da persuasão é o Dr. Robert B. Cialdini, autor, entre outros, dos seguintes livros, em inglês:
"INFLUÊNCIA: Ciência E Prática" e "INFLUÊNCIA: A Psicologia Da Persuasão".



Este renomado especialista cita seis grandes áreas de facilitação que ajudam na "arte de persuadir":



- Amizade - Reciprocidade - Consistência - Autoridade - Validação Social -Raridade.



1. Princípio da Amizade
As pessoas gostam daqueles que gostam delas.
Aplicação:- Para influenciar pessoas, ganhe amizades, descubra semelhanças e elogie sinceramente. As pessoas preferem dizer "SIM" àqueles que eles conhecem e têm amizade.
2. O Princípio da Reciprocidade
As pessoas dão o troco na mesma moeda.
Aplicações:- Dê aquilo que você quer receber.
- É dando que se recebe.As pessoas têm mais boa vontade em atender solicitações (favores, serviços, informações, concessões, etc.) de pessoas que antecipadamente as favoreceram de alguma forma.
3. O Princípio da Consistência
As pessoas seguem e perseguem compromissos claros e consistentes.
Aplicações:- Mostre os comprometimentos públicos, escritos e voluntários.- Reconheça os comprometimentos voluntários.
As pessoas têm mais boa vontade em seguir uma certa direção se elas perceberem que ela é consistente com um compromisso já existente.

Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte: Merkatus

www.portaldomarketing.com.br

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