sexta-feira, 27 de abril de 2007

HISTÓRIAS DE SUCESSO - Preço não é tudo ...


Certo dia, em uma de minhas visitas a um cliente, ofereci-lhe um produto que apesar de ter um bom design e um bom padrão, tinha um custo considerado "muito alto" para a região, um bairro com população de "baixa renda", segundo o administrador da ótica. Mas, enquanto exibia o mostruário de armações, notei um brilho diferente nos olhos da funcionária que colaborava na escolha das armações.
- Qual o preço?...... Não vai dar pra comprar... São muito bonitas mas não vou conseguir vendê-las... "Sampaio, a população daqui é de baixa renda, nós temos que comprar o básico , hoje não podemos arriscar, lamento, mas não vou comprar."
Era o que eu ouvia pacientemente do administrador da ótica, que por sinal tem um grande conhecimento profissional, é jovem, dinâmico e tem a "mente aberta para novas situações"
Sentindo a decepção estampada no rosto da funcionária, perguntei-lhe:
- Você gostou?
respondeu-me:
- Sim claro ! Gostei ! O administrador interferiu dizendo à funcionária:
- Você sabe que nós teremos que vender a "X preço"? ( muito alto em relação ao que existia na loja)
Perguntei novamente para a funcionária:
- Você venderia essas armações ao preço que êle está dizendo?
- VENDERIA !, respondeu de forma precisa, forte, numa atitude
extremamente profissional.
Diante disso, nada mais êle poderia fazer senão comprar algumas peças, poucas, mas que fôssem suficientes para trazer um bom retorno do investimento. Dois ou três dias após o recebimento das mesmas, telefonei pra saber se tinha recebido o pedido e se estava tudo conforme o combinado. A funcionária me atendeu super contente pois já tinha vendido 1 ( uma ) peça com uma margem de 15 % acima do preço estabelecido. Quinze dias depois satisfeitos repetiram o pedido com um número maior de peças e a nossa parceria cada vez mais se firmava. A atitude dessa vendedora nos mostra o quanto é importante acreditarmos em si próprio, no seu potencial de vendas . É o "SHOW" onde o vendedor, é o artista principal. Isso é o que faz a diferença, é o que agrega valor e traz dinheiro para o bolso de todos e satisfação ao cliente. Os personagens dessa historia são reais, são meus parceiros fiéis e amigos dedicados que fazem da minha profissão de vendedor um "estado de espirito".
Os personagens:
- Maria da Guia Rodrigues Januário - Profissional competente, carismática, amiga que recebe a todos com um largo sorriso, sincera, que vende serviços, beneficios e não preços, uma profissional ética e confiável. Uma mulher de atitude.
- André Andrade - Excelente gestor e profissional competente, carismático, optometrista, meu amigo e um dos colaboradores deste "BLOG"
O local :
Otica D'Grau Ltda, localizada em Santa Cruz da Serra - Caxias - Rio de Janeiro
O representante:
Jorge Sampaio

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