quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Dividir para somar

Em recente evento da Abiótica / Opticon aqui no Rio de Janeiro, tive a oportunidade de reencontrar uma vendedora que trabalhou em determinada ótica em certo bairro desta cidade, não revelo as identidades porque não é esse o meu propósito.
Essa jovem vendedora segundo ela mesma conta, viveu durante anos sob um regime autoritário, sem orientação adequada para melhorar seu trabalho, presa em seus movimentos, suas atitudes e em seus sonhos.
Suas perspectivas de crescimento e aprendizado eram quase nulas; com tantos anos atrás de um balcão, só conhecia moda em óculos e tendências quando via muito rapidamente algum exemplar que por sinal era muito antigo quando tinha.
Desiludida por perder tantos anos de sua vida, resolveu abandonar o ramo.
A visão do seu gestor era
“Não posso ensinar porque amanhã ou depois ela aprende e vai trabalhar em outro lugar, como sempre acontece.”
Imaginem como deve se sentir uma jovem com família bem estruturada, capaz, querendo avidamente aprender, melhorar seu status quando cai numa realidade inverossímil como essa.
Ficou afastada só o tempo necessário para criar coragem e reunir forças para recomeçar, recomeçar da forma correta. Inscreveu-se no Curso do SENAC.

E, com os olhos brilhando de alegria e felicidade via um mundo de conhecimento que se apresentava a sua volta, com novas opiniões, novos amigos; passou a ter contato com moda, tendências, preço e valor, montagem, materiais e tudo que o curso lhe presenteava.
Eu a observava durante as palestras, sua atenção, sua vontade de aprender e ficava imaginando aquela profissional vendendo meu produto e de meus colegas representantes; inconscientemente já estava agradecendo e aplaudindo.

Quanto ao dono da ótica em que trabalhou, bem, é uma pessoa corretíssima, íntegra e está prestes a encerrar suas atividades porque: “mudou muito..., a concorrência desleal..., esse governo que nós temos..., em ótica já não se ganha mais como antigamente..., esses camelôs...tá difícil...investir é gastar dinheiro a toa...” estes são alguns dos termos de suas desculpas.

Colegas, amigos de profissão, vocês são importantes e nem se dão conta.
Lembrem-se:
Dividam conhecimento, ensinem seus funcionários e colegas, passem ao outro suas idéias, troquem informação, perguntem sempre e não admitam ficar sem resposta, e, principalmente LEIAM E PRATIQUEM, busquem o conhecimento, fujam dessas mentes arcaicas.
- Quem ouve esquece.
- Quem lê se lembra.
- Quem faz aprende.
Se vocês realmente quiserem se sobressair, se vocês gostarem do que fazem,
DIVIDAM PARA SOMAR - dividindo vocês crescem e somam conhecimento, qualidade em suas vendas, conhecimento é pra toda a vida.
Abraços e sucesso

Nenhum comentário: