segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Se cada palavra que eu disser pudesse lhe fazer sorrir, eu falaria para sempre


Se cada palavra que eu disser pudesse lhe fazer sorrir, eu falaria para sempre.
Não chore por mim, não fale por mim, não sinta emoções por mim.
Tenha cuidado com os seus pensamentos, eles se tornarão suas palavras.
Anote as minhas últimas palavras:
- Não tenha medo da vida. Acredite que a vida vale a pena ser vivida se imersa em imensos riscos. A sua crença irá ajudar a criar o fato.

Querida(o) Amiga(o), Eu perguntei ao vendedor, "O que a sua empresa faz?", ele disse "Nós vendemos soluções das principais marcas de informática do mundo.
Nós vendemos hardware, software e serviços.
Nós oferecemos serviços técnicos de alta qualidade e preços sempre competitivos.",
- "LEGAL! PARABÉNS! O que a sua empresa faz?" perguntei novamente,
"Nós vendemos notebooks, produtos para você montar redes de computadores, serviços de suporte técnico da mais alta qualidade com excelentes profissionais que trabalham em equipe visando sempre a satisfação do cliente"
- "LEGAL! PARABÉNS! O que a sua empresa faz?", perguntei pela terceira vez,
"Nós temos uma estrutura sólida, filiais em vários estados, nós atendemos todos os clientes de todos os tamanhos com o mesmo comprometimento e dedicação. Nós trabalhamos pelo sucesso dos nossos clientes."
Eu parei por ali mesmo para salvar a pele do vendedor. Quanto mais o cidadão tentava se explicar, mais se complicava em um emaranhado de palavras difíceis que não fazem sentido algum, não significam nada, não carregam prova alguma do que eles fazem. Você oferece "serviços de suporte técnico de alta qualidade"? PROVE! - Você possui "filiais em vários estados"? O QUE ISSO TEM A VER COMIGO? - Você tem "excelentes profissionais que trabalham em equipe". QUANDO EXATAMENTE ISSO ACONTECEU? - Você "trabalha pelo sucesso dos seus clientes"? O QUE EXATAMENTE VOCÊ CRIOU PARA AFIRMAR ESSA REALIDADE?
Será que o discurso de marketing e vendas da sua empresa está cheio de palavras vazias? Competência, criatividade, determinação, experiência, modernidade, flexibilidade, inovação, motivação, desafio, benefício, tecnologia, convergência, capital humano, confiabilidade, sucesso, trabalho em equipe, qualidade e organização são palavras fantásticas mas totalmente vazias. Enciclopédias inteiras foram escritas para explicar o significado dessas palavras, entretanto, de tanto abusarem do verbo, desgatou.
O vento levou. Éramos seis. Eu altamente recomendo que você suspenda imediatamente o uso dessas palavras em todas as comunicações de marketing e vendas realizadas pela sua empresa. Ao invés de dizer "serviços de suporte técnico de alta qualidade", diga "20 profissionais atendem 15 mil ligações por semana com 1,5% de perda de ligações"; ao invés de dizer "excelentes profissionais que trabalham em equipe", diga "o trabalho colaborativo entre a equipe de vendas e a equipe de atendimento ao cliente assegura que o cliente seja atendido 24 horas por dia 7 dias por semana", ao invés de dizer "você trabalha pelo sucesso dos seus clientes", diga "os nossos engenheiros de sistemas criaram um software capaz de prever a interrupção de energia que atinge os sistemas de proteção de energia de 750VA."

Luís Vaz de Camões, o maior escritor da língua portuguesa em todos os tempos, em alguma galáxia muito muito distante, exatamente no Lusíadas, escreveu:

Quando os Deuses no Olimpo luminoso,
Onde o governo está da humana gente,
Se ajuntam em concílio glorioso,
Sobre as cousas futuras do Oriente.
Pisando o cristalino céu fermoso,
Vêm pela Via Láctea juntamente,
Convocados, da parte do Tonante
Pelo neto gentil do Velho Atlante.

Carlos Eduardo Taddeo, letrista, líder do grupo de rap Facção Central, recentemente escreveu:

Infelizmente o livro não resolve
O Brasil só me respeita com um revólver
Deita, porra, quero dólar,
brilhante, gargantilha
Tô seguindo os capítulos da sua cartilha.

Camões é bárbaro. Eu imagino que os imortais da academia brasileira de letras relaxam e gozam quando tão sublimes palavras lusitanas são recitadas durante o chá das cinco. Por outro lado, o sangue de cinquenta mil pessoas ferve quando Dum-Dum, vocalista do Facção Central, encorpora a vítima, o traficante e a polícia ao cantar os versos que suas letras carregam. Qual das duas poesias é mais clara para os dias de hoje? Qual das duas poesias vende o que se propõe a vender? Deixe-me ensinar uma lição:
Se você tem algo a dizer que precisa de dez palavras para ser dito, use cinco ; se exigir cinco, diga em três.
Quanto mais você falar, mais se enroscará nas próprias pernas.
Economize palavras! Palavras vendem! Palavras espantam.
O século do rap não engole mais o corporativismo dos versos vazios do coral de tiradores de pedidos vestidos a caráter para a missa das seis.
2007 pede uma linguagem direta, objetiva, franca, orgulhosa, próspera, positiva, eficaz, que promove a renovação das coisas e a revitalização da alma. Eu altamente recomendo que você adote, adapte e inclua as seguintes palavras no discurso de marketing e vendas da sua empresa. Elas rimam com os versos do século vinte e hum. Elas vibram. Elas fervem o seu sangue. Elas vivem. Elas são: Imagine, Orgulho, Simplicidade, Paz de Espírito, Prosperidade, Você pode, Você tem direito, Você exige, Você reclama, Estilo de Vida, Revolução, Renovação, Revitalização, Restauração, Independência, Segurança Financeira e Cultura. Escolha as suas palavras como se fossem diamantes, você não é um vendedor, você é um poeta.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
(extraído do site: http://www.bizrevolution.com.br/ -
Ricardo Jordão Magalhães : ricardom@bizrevolution.com.br

Um comentário:

raisahaasl disse...

Harrah's Las Vegas Casino and Resort Map - Mapyro
Harrah's Las Vegas 하남 출장마사지 Casino 과천 출장안마 and Resort in Las Vegas, Nevada, United States 오산 출장샵 Harrah's Las Vegas is 태백 출장안마 the flagship property of 인천광역 출장마사지 Harrah's Las Vegas