sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Atender bem 2


Ser bem atendido é o que todos gostam , querem e ponto final, não se discute.
O vendedor tem que saber atender bem e isso todos sabem, já leram em vários artigos e já ouviram em palestras de pessoas com larga experiência em marketing, vendas e etc.
Mas, de que vale o atendimento exemplar do vendedor se a sua retaguarda comercial e administrativa falha sempre e nem se importa com isso.
De que adianta o vendedor conhecer o cliente nas suas necessidades se os funcionários do setor de cobranças e faturamento, da expedição, atendentes e auxiliares se preocupam mais em ficar se indispondo entre si, provocando um clima de "disse me disse" , se passam ao cliente um clima de desunião explícita - se a palavra "equipe" não tem valor algum.
É o clássico "Cada um por si e Deus por todos "
Porque as empresas gastam valores expressivos em tecnologia e não treinam seus funcionário a atenderem bem, trabalhar em equipe e a serem amigos, companheiros no dia a dia ?
Sairia muito mais barato.
Acontece sempre:

A "mídia" nos mostra uma empresa dinâmica, funcionários solícitos e sorridentes que parecem estarem satisfeitos com o seu trabalho; artistas emprestam sua imagem. Acreditamos e cheios de "desejos consumistas" resolvemos comprar um eletro doméstico por exemplo.Logo ao entrar admiramos o tamanho da loja e a quantidade de produtos, que maravilha !

Olhamos à volta e vemos vendedores conversando, contando as façanhas do fim de semana, exaltando suas resistências alcoólicas, encostados, preocupados apenas em que termine o horário. Como estão cansados ...

Eu não acredito, ninguém vem me atender ?!

De repente me aparece um vendedor ( daqueles que estão vendedor), "senhor está precisando de alguma coisa ? me pergunta. Não entendi direito, estava admirando um aparelho de TV, será que ele não notou esse "pequeno " detalhe ?

A desconfiança bateu forte; me defendi com um simples obrigado e o "vendedor" saiu. Acho que fui alvo de alguma observação desconfortável do grupo de vendedores (perdi o estímulo de comprar e deixei pra outra ocasião ).

Na ida ao estacionamento passei por uma loja bem menor e distraídamente parei em frente ao mesmo aparelho. Naturalmente um jovem com um sorriso franco me abordou dizendo:

- Bom dia senhor, meu nome é Francisco e notei que o senhor.... (Manoel, falei) está admirando esse aparelho..


- É ... mas só estou dando uma olhadinha ... (respondi lacônicamente.)


- O senhor tem muito bom gosto, aceita um cafèzinho, uma água talvez ?


E, naturalmente me fez sentar à sua mesa, fez uma sondagem para qual ambiente desejava instalar o aparelho e sem eu perceber estava dizendo tudo; tipo de decoração, número de filhos, idade, enfim, abordagem perfeita, sondagem perfeita.


Concluindo: Comprei um aparelho de TV, um móvel para o aparelho de som que já tinha em casa, um aparelho gravador de DVD e alguns DVDs do Iron Maiden, e outros que eu gosto.


Além disso, conheci outros vendedores, o gerente e ganhei um largo sorriso do rapaz da limpeza.


Estava me esquecendo, A outra loja era a....... (falha de memória ) mas o vendedor era o senhor ...... (essa minha memória... ).


Bom deixa pra lá, o interessante é ainda existem Franciscos.


Pensem,


Ninguém deve se considerar o melhor, porque sempre existirão melhores, devemos sim procurar sempre buscar ser o melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo JORGE SAMPAIO -

Gostaria de entrar em contato com vc,pois sou Representante Comercial e gostaria de pegar armações e óculos solares para representar aki na cidade de Uberlândia MG e região.

Se vc puder me indicar algumas fabricas de armações ficaria muito grato

Un forte abraço

Atenciosamente,

MILLER MACIEL FRANÇA
millermacielfranca@hotmail.com
(34) 9176-0138 Tim