Atender bem 2
O vendedor tem que saber atender bem e isso todos sabem, já leram em vários artigos e já ouviram em palestras de pessoas com larga experiência em marketing, vendas e etc.
Mas, de que vale o atendimento exemplar do vendedor se a sua retaguarda comercial e administrativa falha sempre e nem se importa com isso.
De que adianta o vendedor conhecer o cliente nas suas necessidades se os funcionários do setor de cobranças e faturamento, da expedição, atendentes e auxiliares se preocupam mais em ficar se indispondo entre si, provocando um clima de "disse me disse" , se passam ao cliente um clima de desunião explícita - se a palavra "equipe" não tem valor algum.
É o clássico "Cada um por si e Deus por todos "
Porque as empresas gastam valores expressivos em tecnologia e não treinam seus funcionário a atenderem bem, trabalhar em equipe e a serem amigos, companheiros no dia a dia ?
Sairia muito mais barato.
Acontece sempre:
- Bom dia senhor, meu nome é Francisco e notei que o senhor.... (Manoel, falei) está admirando esse aparelho..
- É ... mas só estou dando uma olhadinha ... (respondi lacônicamente.)
- O senhor tem muito bom gosto, aceita um cafèzinho, uma água talvez ?
E, naturalmente me fez sentar à sua mesa, fez uma sondagem para qual ambiente desejava instalar o aparelho e sem eu perceber estava dizendo tudo; tipo de decoração, número de filhos, idade, enfim, abordagem perfeita, sondagem perfeita.
Concluindo: Comprei um aparelho de TV, um móvel para o aparelho de som que já tinha em casa, um aparelho gravador de DVD e alguns DVDs do Iron Maiden, e outros que eu gosto.
Além disso, conheci outros vendedores, o gerente e ganhei um largo sorriso do rapaz da limpeza.
Estava me esquecendo, A outra loja era a....... (falha de memória ) mas o vendedor era o senhor ...... (essa minha memória... ).
Bom deixa pra lá, o interessante é ainda existem Franciscos.
Pensem,
Ninguém deve se considerar o melhor, porque sempre existirão melhores, devemos sim procurar sempre buscar ser o melhor.
Um comentário:
Caro amigo JORGE SAMPAIO -
Gostaria de entrar em contato com vc,pois sou Representante Comercial e gostaria de pegar armações e óculos solares para representar aki na cidade de Uberlândia MG e região.
Se vc puder me indicar algumas fabricas de armações ficaria muito grato
Un forte abraço
Atenciosamente,
MILLER MACIEL FRANÇA
millermacielfranca@hotmail.com
(34) 9176-0138 Tim
Postar um comentário