sábado, 2 de agosto de 2008

Ser vendedor ou estar vendedor ?

Encontrei um amigo dos tempos do antigo "curso ginasial" dia destes e, como não o via desde há muito, imaginem a nossa satisfação e alegria neste encontro.
Passados os primeiros momentos perguntei-lhe o que esteve fazendo nesse tempo todo, se casou e tinha filhos e coisas triviais.
Ele havia casado, separou, criou um casal de filhos, tinha um emprego estável e, parecia tudo muito bem até que foi demitido. Se empenhou tanto, vestiu a camisa da empresa como ninguém e claro, achava uma tremenda injustiça ter sido demitido.
Agora já com uma idade madura conseguir uma colocação era muito difícil, ele era perito nos sistemas e procedimentos "daquela" empresa e o que fazer ?
Ele tem formação universitária mas de que adiantava se ele mesmo estava se achando velho e não procurou se atualizar ?
Os jovens estão ávidos por uma colocação, com idéias e conceitos novos.
Meu amigo resolveu então ser vendedor, desculpem ESTAR vendedor seria o termo correto.
Foi o que me pareceu.
Contei-lhe que era vendedor, tinha curso superior mas amava vender e que achava a profissão de vendedor a mais completa que eu conhecia e a mais desafiante.
Perguntei-lhe se estava tendo sucesso e a resposta foi uma série interminável de lamentações e demostrava estar com uma baixa estima acentuada e que já estava me fazendo mal.

Esse meu amigo lamentàvelmente ESTÁ vendedor.


SER VENDEDOR é amar vender, é procurar entender e conhecer cada cliente, é transmitir credibilidade e ter a confiança de seus clientes. É ser correto e íntegro, não mentir, ser simpático, saber ouvir, é saber deixar a ansiedade trancada num cofre e sempre ajudar o cliente a ganhar.

Atender as necessidades do cliente é fundamental.

Conseguindo uma parceria saudável e transparente os resultados serão satisfatórios para ambos.

Ser vendedor é saber usar as técnicas de venda, ser observador, psicólogo, consultor, conselheiro, amigo, médico, enfermeiro, ator e muito mais.

A estrada que nos leva ao sucesso tem que ser percorrida com paciência, determinação, foco, persistência e auto estima elevada.
Para um vendedor cada NÃO é uma sinfonia, é a oportunidade de se transformar o NÃO em SIM - é um momento mágico.

ESTAR VENDEDOR é ver o cliente como um número que vai pagar sua conta de telefone quando compra, um chato quando reclama e um imbecil quando não pode comprar.

Estar vendedor é "pegar" a profissão de vendedor como uma tábua de salvação, por achar que faltaram oportunidades em outra função.

Esse meu amigo vai continuar a reclamar da vida e nada vai mudar, quando estiver aposentado sentado em sua poltrona favorita na sala de estar de sua casa, irá viver de lembranças "daquele tempo em que trabalhava naquela tal empresa"

Estes exemplos do nosso cotidiano nos mostram o quanto é importante aprender com os nossos erros e com os erros dos outros.



A você Vendedor, desejo pleno sucesso






Nenhum comentário: