ARTIGO PUBLICADO NA "REVISTA VENDA MAIS" QUE VALE A PENA SER LIDO
PORQUE A LOJA AO LADO VENDE MAIS?
Ao final de uma conferência em SP para mais de 300 empresários, duas mulheres vieram conversar comigo e uma delas perguntou ”porque a loja ao lado vende mais?”, tenho uma loja que fica ao lado de um concorrente, vendemos o mesmo tipo de produto, na mesma faixa de preço, a minha loja é muito mais vistosa e minhas vendedoras são mais bonitas e ainda assim ela vende mais que eu, por que?
Não me contive e fui visitar a tal loja que vende mais e chegando lá verifiquei que realmente tudo o que ela tinha relatado para mim era verdade, mas ela esqueceu de um detalhe!
Na loja do lado o atendimento foi espetacular, com alegria, entusiasmo e bom humor, um clima mágico e contagiante até eu acabei comprando algo mesmo entrando lá só para pesquisar, enquanto na loja mais bonita o atendimento foi frio, apático, sem vontade.
O que vimos acima é um erro muito comum em vendas, empresários investem uma fortuna em aparência, tecnologia, publicidade, etc..., o que não deixa de ser importante mas, esquecem que nada disso adianta sem as pessoas que estão por trás.
Observando os vendedores trabalhar por algumas horas cheguei a algumas conclusões e a orientei sobre quatro pontos frágeis, que deveria ser corrigidos para incendiar suas vendas:
1 Coloque-se no lugar do cliente; analise o ambiente, as prateleiras, as promoções, a limpeza, a fachada, a iluminação, a organização, a alegria, o humor dos funcionários enfim todos os detalhes ajudam ou atrapalham as vendas, pois venda é uma relação de causa e efeito.
2 Olhe no olho dos vendedores e atendentes; veja se estão trabalhando com alegria, vontade e entusiasmo a ponto de contagiar os clientes, como vimos este é um fator decisivo nas vendas.
3 Treine, simule vendas com o pessoal; coloque-se no lugar do cliente e peça para eles te venderem os produtos e vice e versa, estive em uma grande empresa em Atlanta-EUA e lá os vendedores antes de começar a trabalhar tem que simular a venda ou dar explicações sobre determinado produto ao gerente ou aos pares e quem não for convincente não começa a trabalhar enquanto não estiver preparado.
4 Ofereça um diferencial; torne o cliente um vendedor, um fã, da sua empresa, entregando a ele o algo a mais como, cafezinho, doce caseiro, bombom, poema de bolso, desconto na próxima compra, pirulito para as crianças, etc...
É mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo, segundo alguns especialistas essa diferença pode ser de até 5 vezes.
Faça o teste e pode ter certeza que em um curto espaço de tempo o mkt boca a boca fará a diferença e suas vendas aumentarão.
César Frazãohttp://www.cesarfrazao.com.br/
Ao final de uma conferência em SP para mais de 300 empresários, duas mulheres vieram conversar comigo e uma delas perguntou ”porque a loja ao lado vende mais?”, tenho uma loja que fica ao lado de um concorrente, vendemos o mesmo tipo de produto, na mesma faixa de preço, a minha loja é muito mais vistosa e minhas vendedoras são mais bonitas e ainda assim ela vende mais que eu, por que?
Não me contive e fui visitar a tal loja que vende mais e chegando lá verifiquei que realmente tudo o que ela tinha relatado para mim era verdade, mas ela esqueceu de um detalhe!
Na loja do lado o atendimento foi espetacular, com alegria, entusiasmo e bom humor, um clima mágico e contagiante até eu acabei comprando algo mesmo entrando lá só para pesquisar, enquanto na loja mais bonita o atendimento foi frio, apático, sem vontade.
O que vimos acima é um erro muito comum em vendas, empresários investem uma fortuna em aparência, tecnologia, publicidade, etc..., o que não deixa de ser importante mas, esquecem que nada disso adianta sem as pessoas que estão por trás.
Observando os vendedores trabalhar por algumas horas cheguei a algumas conclusões e a orientei sobre quatro pontos frágeis, que deveria ser corrigidos para incendiar suas vendas:
1 Coloque-se no lugar do cliente; analise o ambiente, as prateleiras, as promoções, a limpeza, a fachada, a iluminação, a organização, a alegria, o humor dos funcionários enfim todos os detalhes ajudam ou atrapalham as vendas, pois venda é uma relação de causa e efeito.
2 Olhe no olho dos vendedores e atendentes; veja se estão trabalhando com alegria, vontade e entusiasmo a ponto de contagiar os clientes, como vimos este é um fator decisivo nas vendas.
3 Treine, simule vendas com o pessoal; coloque-se no lugar do cliente e peça para eles te venderem os produtos e vice e versa, estive em uma grande empresa em Atlanta-EUA e lá os vendedores antes de começar a trabalhar tem que simular a venda ou dar explicações sobre determinado produto ao gerente ou aos pares e quem não for convincente não começa a trabalhar enquanto não estiver preparado.
4 Ofereça um diferencial; torne o cliente um vendedor, um fã, da sua empresa, entregando a ele o algo a mais como, cafezinho, doce caseiro, bombom, poema de bolso, desconto na próxima compra, pirulito para as crianças, etc...
É mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo, segundo alguns especialistas essa diferença pode ser de até 5 vezes.
Faça o teste e pode ter certeza que em um curto espaço de tempo o mkt boca a boca fará a diferença e suas vendas aumentarão.
César Frazãohttp://www.cesarfrazao.com.br/
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